Retornou agora em março o Mobile World Congress, o maior evento de conectividade do mundo, nesta edição com foco total em soluções para empresas. A Pontonet conferiu o que rolou de mais relevante e compartilha aqui tudo o que os nossos clientes precisam saber para estarem antenados com as tendências que marcarão os próximos anos.
Em breve, praticamente todo negócio bem-sucedido, de qualquer setor, será também um negócio de tecnologia. A afirmação, repetida por órgãos como o Fórum Econômico Mundial, pode soar um tanto exagerada, mas é cirúrgica ao enfatizar o papel crescente que a tecnologia vem ocupando nas organizações, seja no desenvolvimento de produtos e serviços, em processos de backoffice ou na criação de novos modelos de negócios.
De olho em tal movimento, há anos, a Pontonet acompanha o Mobile World Congress (MWC), o maior evento de conectividade do mundo, conhecido por antecipar as inovações que moldarão a realidade no futuro próximo.
Após um ano de suspensão e um ano no formato híbrido em função da pandemia, o evento retornou em março de 2022, com 1.800 expositores e 60 mil participantes enchendo os corredores de um imenso complexo de 200mil m², em Barcelona, com movimentação de expressivos € 240 milhões. Nesse post, exploramos as tendências que se anunciaram e sondamos como as novidades podem afetar o setor de pós-vendas.
Embora gadgets atraiam holofotes – como os novos celulares dobráveis ou o carregador mais rápido do mundo, que carrega baterias em menos de 10 minutos – neste ano, o lançamento de aparelhos para o consumidor final foi menos central do que o costume. Ao contrário, o mercado parece estar mais focado em soluções corporativas do que nunca.
Aparentemente, a aposta da indústria é que serão os negócios B2B a protagonizar as transformações digitais que se anunciam. Assim, aplicações industriais, redes internas e serviços corporativos estarão em alta nos próximos anos. Não espanta que em estandes celebrados, como os da Huawei e Ericsson, os smartphones tenham sumido para dar espaço as antenas, cabos e serviços empresariais.
Um tema de destaque foi o metaverso, com muita especulação sobre como os diversos setores poderão se beneficiar da novidade e propostas de monetização das mais variadas. Grosso modo, vale pensar em metaverso como uma versão turbinada daquelas holografias que aparecem nos filmes futuristas. Trata-se de um espaço on-line compartilhado, com convergência entre ambientes virtuais e reais, que permitirá fazer atividades cotidianas – como caminhar ou experimentar roupas – como se estivéssemos em ambientes tridimensionais. A expectativa é que o metaverso, quando evoluído, replique atividades do mundo concreto e possa até melhorá-las, com mais rapidez em resolução de problemas ou a criação de cenários inventados, por exemplo. Tendo isso em mente, empresários(as) e executivos(as) já podem vislumbrar possíveis desdobramentos, tanto na jornada de trabalho, como na jornada de consumo.
Não menos importante, enquanto o 5G dá os seus primeiros passos no Brasil, no MWC, já se fala na banda 6G, prevista para estar globalmente disponível até 2030. Se você se interessa pelo assunto e quer entender como, na prática, a nova banda de internet afetará os negócios, acesse um post que dedicamos a esse tema.
Com tradição no mercado de tecnologia, a Pontonet oferece soluções completas em pós-vendas para empresas de todos os segmentos, portes e localidades do Brasil. O DNA inovador está nas nossas veias. Por isso, se você quer compreender como os seus projetos podem se beneficiar de algumas soluções tecnológicas, fale conosco.
Do simples ao complexo, temos a melhor solução em pós-vendas, seja de que produto for.