Um app capaz de identificar, remotamente, a saúde e longevidade de um celular? Sim, nós temos. Em poucos minutos, sabemos se um aparelho sofreu umidade, como está o chip, a memória, os vários núcleos do processador, desempenho de gráficos 2D e 3D, bateria e muito mais. Entenda porque essa tecnologia é tão útil.
Mais do que objetos de desejo, smartphones são hoje essenciais em diversas atividades sociais. É curioso pensar que um item que até poucas décadas nem sequer existia tenha se tornado central na vida social, nas dinâmicas de mercado e até para a administração pública. Mas é impressionante que, apesar da importância crescente, sabemos tão pouco sobre os nossos celulares.
De fato, além do modelo, marca e preço, o que você sabe sobre seu smartphone? Você sabe quais são os componentes? Qual a procedência? O histórico do desempenho ou se os componentes seguem em bom funcionamento? Qual a previsão sobre a durabilidade das partes? Você conhece manutenções preventivas e atualizações que melhoram a performance e longevidade do aparelho? São informações geralmente restritas ou desconhecidas – até mesmo para empresas cujos modelos de negócio se baseiam no comércio ou no seguro ou na manutenção de celulares.
Mas há motivos para acreditar que esse cenário mudará em breve. Como dito no começo deste post, celulares se tornaram fundamentais para o dia a dia e para os negócios. Como consequência, não dá para ficar tão suscetível a eventuais danos e esperar dias por laudos técnicos e consertos demorados.
Mais sofisticados, com mais funções e tecnologia embarcada, os dispositivos ficaram mais caros, fazendo com que consumidores e empresas (como seguradoras e companhias que compram e revendem celulares, por exemplo) se interessem mais por sua conservação e potencial de revenda. Hoje, um celular pode custar mais do que uma moto zero quilômetros (e ser mais indispensável). A compra se configura em um investimento e, como tal, convém obter o máximo de informações para empregar o capital da melhor forma possível.
Assim como, do advento do automóvel até hoje, os consumidores passaram a entender mais sobre carros e as empresas desenvolveram uma série de conhecimentos, processos, técnicas e tecnologias de avaliação e manutenção dos veículos, o mesmo tende a ocorrer com os smartphones.
Se considerarmos a compra e revenda de usados, a comparação entre automóveis e celulares segue elucidativa. Para adquirir um veículo, além de olhar aspectos estéticos e fazer um test drive, é recomendável fazer uma verificação de motor e chassis, geralmente contando com pareceres de despachantes e mecânicos. Mas, e na hora de comprar, fazer um seguro ou orçar o reparo de um celular? Como avaliar o artefato para além da aparência externa e da usabilidade básica?
Para isso, começam a aparecer no mercado alguns aplicativos de verificação remota. A Google oferece o PhoneCheck, um app que promete sinalizar necessidades de troca de tela e bateria um pouco antes de apresentarem problemas sensíveis. Outros apps são capazes de avaliar se a capacidade de processamento de um celular é compatível com as especificidades necessárias para rodar um dado software – útil para o público gamer, por exemplo. Mas ainda é grande o campo a ser coberto por tais soluções, assim como as necessidades e benefícios de se saber mais sobre os celulares em operação no Brasil.
Ainda em 2019, a Pontonet saiu na frente e se uniu a parceiros internacionais para desenvolver um aplicativo inovador. Nasceu o PontoAPP, app capaz de verificar 100 funcionalidades de um smartphone, entre software e hardware.
Em poucos minutos, sabemos se um aparelho sofreu com umidade, como está o chip, se o dispositivo foi roubado e está sendo revendido, como está o desempenho da memória e dos vários núcleos do processador. Sabemos sobre o desempenho de gráficos 3D, gráficos 2D, velocidade de leitura e escrita no cartão SD, desempenho detalhado da CPU, do banco de dados, da câmera, do sistema do som e microfone, da bateria, da tela, dos botões, das entradas, dos cabos, do bluetooth. Rodamos atualizações para turbinar o desempenho e prevenir danos. E tudo isso com garantia absoluta de proteção de dados.
Em nosso blog, já contamos sobre algumas aplicações mercadológicas do PontoAPP (recomendamos a leitura dos posts sobre serviços para seguradoras e sobre o novo programa de assistência remota da Apple), mas vale ter em mente que essa solução pode ser customizada para atender a diferentes objetivos.
Se a sua empresa está lidando com desafios e vislumbrando oportunidades em pós-vendas, fale conosco. Do simples ao complexo, temos a melhor solução em pós-vendas, seja de que produto for.