Fizemos os cálculos! 8 (oito) números impressionantes sobre mobile, varejo e RMA

Fizemos os cálculos! 8 (oito) números impressionantes sobre mobile, varejo e RMA

Você sabia que o valor em produtos devolvidos no e-commerce brasileiro em 2021 é maior do que o PIB da imensa maioria dos municípios? E que o valor das devoluções nos EUA em 2021 superou o orçamento do departamento de defesa? Neste post, apresentamos alguns números impressionantes, para repensar a gestão de pós-vendas.

Os especialistas são categóricos: as crescentes imbricações entre tecnologia, varejo e logística estão fazendo com que o mercado digital se mova muito rapidamente. Depois que uma pandemia alterou os padrões de compra e colocou os dispositivos eletrônicos ainda mais no centro da vida social e profissional, o capital de risco das empresas de tecnologia do Vale do Silício e de Shenzhen está focado no varejo eletrônico (agora chamado de m-commerce), de olho em novas modalidades de comércio e serviços via aplicativos digitais, redes sociais e plataformas de mensagens.

Para dar uma ideia do que esse mercado representa em números, apresentamos 8 comparações impressionantes:

  1. Em 2021, 1,4 bilhão de smartphones foram vendidos no mundo.  Isso é três vezes mais do que o número de gatos estimados no planeta.
  2. No Brasil, atualmente, são 424 milhões de smartphones em uso. Considerando que os aparelhos tenham média de largura de 70 mm, se alinhados lado a lado, na vertical, isso equivaleria à distância ida e volta entre a cidade de São Paulo e o município de Agra, onde fica o Taj Mahal, na Índia. Se perfilhados na horizontal, considerando uma média de 143 mm de comprimento, daria para dar uma volta e meia ao mundo.
  3. Aproximadamente 8 milhões de computadores pessoais foram vendidos no Brasil em 2021. Isso equivale à população total de Israel. É como se, a cada partida de futebol no Maracanã lotado, cada torcedor ganhasse um computador na saída do estádio, todo sábado e domingo, por um ano inteiro.
  4. Por ano, o Brasil descarta algo em torno de 18 milhões de smartphones e notebooks (parte deles seria perfeitamente consertável). O número equivale a toda a população de Portugal e do Líbano juntas.
  5. Em 2021, o e-commerce brasileiro faturou R$161 bilhões, mais do que o PIB da Bolívia.
  6. Na menor das estimativas, cerca de 20% de tudo o que se compra on-line no Brasil é devolvido, o que significa que R$ 32,4 bilhões em produtos foram devolvidos em 2021. Apenas 22, dos 5.568 municípios do Brasil, exibem PIB igual ou superior a tal montante. Isso significa que a reversão de parte das devoluções – por ações de pré-venda (lojas com mais informações, fotos, vídeos, depoimentos) e triagem adequada – pode gerar um ganho expressivo. Isso sem considerar a economia com os custos de logística.
  7. Nos Estados Unidos, em 2021, foram perdidos US$ 761 bilhões em devoluções de produtos (por lá, as políticas de devolução costumam ser mais flexíveis, o que incentiva a compra on-line, mas aumenta o potencial de devolução). Para que se tenha uma ideia da envergadura desse valor, o montante é maior do que o orçamento anual do governo estadunidense para a defesa nacional.
  8. Se todos os itens devolvidos nos Estados Unidos em 2021 fossem descartados, isso representaria 16 milhões de toneladas de emissões de carbono extras na atmosfera e algo em torno de 2.630.835.746 quilos de aterro sanitário. Se considerarmos o peso médio de um ser humano adulto em torno de 70 quilos, isso equivaleria ao peso da população inteira do Canadá.

Os números surpreendem não apenas pelas comparações curiosas, mas pelo impacto econômico – e potencial impacto ambiental – que representam. Seja para diminuir as perdas e dar um tratamento adequado à devolução de produtos (RMA), a Pontonet oferece as melhores soluções. Acompanhamos os produtos da coleta à entrega, com domínio total sobre o fluxo de reparos, substituições e logística. Oferecemos soluções que vão de um centro avançado de reparos, passando por um conjunto de serviços inteligentes que permitem atender com velocidade e qualidade todas as ocorrências do pós-vendas, até o atendimento full service com processos desenhados para a necessidade da sua empresa. Quer saber mais? Fale conosco.

 

Pontonet, a melhor opção em pós-vendas, seja para que produto for.

Mais Artigos

Para reparar ou substituir, aperte a tecla print.

As impressoras 3D têm integrado os processos produtivos de cada vez mais empresas e emerge como uma solução criativa para contornar algumas necessidades e gargalos de pós-vendas. A Pontonet, é uma das poucas empresas no Brasil a realizar a manutenção desses equipamentos, e é parceira da Creality, a maior fabricante de impressoras 3D do mundo.

Ler mais >

Gostaria de conhecer nossas soluções?

Preencha o formulário para ser atendido por um dos nossos especialistas em poucos minutos.